Otite
Otite
Otite é o nome dado a infecção que atinge o ouvido médio, um espaço localizado atrás do tímpano cheio de ar.
Esse tipo de infecção costuma ser bastante dolorida devido a inflamação do local e do acúmulo de secreção no ouvido médio.
Tipos de otite
Podem existir diferentes tipos de otite, dependendo da parte do ouvido afetada:
- Otite Interna: nessa região estão localizados a cóclea e o labirinto, responsáveis por manter o equilíbrio. Mesmo sendo raros, os casos de infecção nessa parte do ouvido costumam ser mais graves, incluindo até mesmo internação hospitalar.
- Otite média: desenvolve-se no ouvido médio, cavidade localizada atrás do tímpano que faz ligação direta com o nariz através da tuba auditiva. Acumulo de secreção decorrentes de resfriados e sinusite podem acabar subindo para o ouvido médio causando a infecção.
- Otite externa: esse tipo de infecção é muito comum quando ocorrem traumas, como os causados pelo uso incorreto de cotonetes, por exemplo. A infecção, nesses casos, vai do canal do ouvido até o tímpano.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de otite são:
- Perda de apetite;
- Dificuldades para dormir;
- Dor de ouvido;
- Vômitos;
- Febre.
Além desses sintomas, a presença de líquido espesso e de cor amarelada saindo do ouvido pode significar que o tímpano se rompeu.
É comum que os sintomas da otite comecem a se manifestar após o início de uma infecção respiratória.
O acúmulo de líquido no ouvido médio também pode incluir sintomas como:
- Problemas auditivos;
- Zumbidos;
- Problemas de equilíbrio;
- Vertigem.
Também é possível que a pessoa não manifeste nenhum tipo de sintoma decorrente da infecção no ouvido médio, que só será identificada com a realização de exames.
Causas
Bactérias e vírus são os principais agentes causadores de otite.
As infecções causadas por bactérias representam a grande maioria dos casos diagnosticados de otite, e além dessas, outros fatores podem propiciar o surgimento da doença:
- Idade inferior aos 3 anos;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Síndrome de Down ou outras doenças congênitas;
- Baixa qualidade do ar;
- Histórico familiar;
- Doenças respiratórias.
Diagnóstico e exames
As otites podem ter um diagnóstico bastante simples e rápido, que pode incluir exame físico e auditivo além de consulta ao histórico clínico do paciente.
Caso o médico julgue necessário que mais exames sejam realizados para poder confirmar o diagnóstico outros exames podem ser solicitados, como:
- Testes de audição;
- Timpanocentese;
- Timpanometria;
- Exames de sangue.
Tratamento
O tratamento inicial das otites tem como objetivo principal aliviar a dor causada pelos sintomas da infecção.
Quando a condição geral do paciente melhora nos dois primeiros dias normalmente o tratamento caseiro pode ser suficiente para acabar com o problema.
Se nesse período o tratamento caseiro não tiver resultados positivos é necessário buscar ajuda médica.
Antibióticos
O tratamento médico pode incluir o uso de antibióticos nos casos onde a causa da infecção for comprovadamente bacteriana.
Esse tipo de tratamento leva em consideração fatores como a gravidade da infecção assim como a idade do paciente, principalmente se for uma criança.
Miringotomia
Quando as otites se repetem de forma recorrente pode ser solicitada a drenagem do líquido acumulado no ouvido médio.
Esse procedimento é chamado Miringotomia e consiste na remoção do líquido do ouvido através de uma pequena incisão na membrana do tímpano.
Adenoidectomia
Essa opção só é considerada quando tanto o tratamento com antibióticos quanto a miringotomia não produziram os resultados esperados.
A remoção das adenoides ajudam a melhorar a passagem de ar e a drenagem de secreção presente nas vias aéreas, reduzindo a possibilidade de que líquido se acumule no ouvido médio e consequentemente se desenvolvam os quadros de otite.
Complicações
As otites em si não possuem grandes complicações, porém quadros recorrentes ou permanentes de infecção, assim como o acumulo de liquido podem criar problemas como:
- Perfuração do tímpano;
- Problemas auditivos;
- Desenvolvimento infantil atrasado
Neste link você confere mais informações e outros artigos.
Agende sua consulta agora mesmo.
61 3039 2226